Um estadista do Império : Nabuco de Araujo : sua vida, suas opiniões, sua época, por seu filho Joaquim Nabuco (Tomo 3). Nabuco, Joaquim, 1849-1910.

Autor: Nabuco, Joaquim, 1849-1910

Título: Um estadista do Império : Nabuco de Araujo : sua vida, suas opiniões, sua época, por seu filho Joaquim Nabuco (Tomo 3)

Local de Publicação: Rio de Janeiro : H. Garnier

Ano de Publicação: 1897

Descrição Física: 3 t., t. 3: 671 p., retr., apêndices

Idioma: Português

Resumo: A idéia de escrever a “Vida de meu pai” apareceu seguidas vezes no diário de Nabuco. Porém, apenas durante a Revolta da Armada iniciou o projeto, catalogando os materiais do arquivo de seu pai, o senador José Thomaz Nabuco de Araújo. Valendo-se também dos anais do Parlamento e do Conselho de Estado, de jornais, panfletos e livros produzidos durante o Império, e, mesmo, de um questionário que enviou aos políticos desse tempo ainda vivos, Nabuco escreveu os três tomos de Um Estadista do Império. Nabuco de Araújo é o fio condutor para narrar a história do Segundo Reinado, desde sua consolidação até o início de sua crise aguda na década de 1870. Imediatamente considerada obra magna pelos contemporâneos, o livro esgotou a primeira edição e consolidou a imagem de Nabuco como historiador. Não só para a sua geração. Ficou como obra de referência para muitas das interpretações posteriores acerca do Segundo Reinado. O terceiro e último tomo de Um Estadista foi publicado em 1895. O volume trata do período de reforma e modernização do Império, com a formação da “maré democrática” dos anos 1860, na qual Nabuco situa a Liga Progressista sob liderança de seu pai. Entra aí também análise detalhada da guerra do Paraguai, sobre a qual Nabuco escreveu sessão longa, publicada depois em avulso, em espanhol. O volume aborda ainda as realizações modernizadoras do gabinete Rio Branco, logo depois do fim da guerra. Contudo, o período final, de crise aguda do regime, fica fora do livro, que acaba em 1878, ano da morte de Nabuco de Araujo. Nabuco mesmo assim avança juízos sobre anos finais do regime e o começo do novo regime, elogiando D. Pedro II e os líderes do Segundo Reinado, agigantados no contraponto com os lideres emergentes com a República. (Texto elaborado pela Profa. Dra. Angela Alonso)

Vinculado com: Um estadista do Império : Nabuco de Araujo : sua vida, suas opiniões, sua época, por seu filho Joaquim Nabuco (Tomo 1)

Vinculado com: Um estadista do Império : Nabuco de Araujo : sua vida, suas opiniões, sua época, por seu filho Joaquim Nabuco (Tomo 2)

Direitos: Domínio público

Assunto:
Araújo, José Thomaz Nabuco de, 1813-1878
Biografias - Brasil
Política e governo - Séc. XIX - Brasil
Senadores - Séc. XIX - Brasil
História do Brasil - Séc. XIX
História do Brasil - Segundo Reinado (1840-1889)

Assunto:
Brazil - History - Empire, 1822-1889
Brazil - Politics and government - 19th century
Araújo, José Thomaz Nabuco de, 1813-1878 - Biography

URI: http://brasiliana.usp.br/handle/1918/01206330

Tipo: Livro

Livro
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página:
       

Corisco A Plataforma Corisco foi desenvolvida pelo projeto "Por uma Biblioteca Brasiliana Digital" (Fapesp, 2008-2010).

PRCEU USP FAPESP BNDES