Obras posthumas de A. Gonçalves Dias : precedidas de uma noticia da sua vida e obras pelo dr. Antonio Henriques Leal (Volume 1). Dias, Gonçalves, 1823-1864.

Autor: Dias, Gonçalves, 1823-1864

Colaborador: Leal, Antônio Henriques, 1828-1885 (notas)

Título: Obras posthumas de A. Gonçalves Dias : precedidas de uma noticia da sua vida e obras pelo dr. Antonio Henriques Leal (Volume 1)

Título alternativo: [Obras póstumas]

Local de Publicação: São Luís (MA) : Bellarmino de Mattos

Ano de Publicação: 1868

Descrição Física: 6 v., v.1 : 213 p. ; 19,5 cm

Idioma: Português

Resumo: Coligidos por Antônio Henriques Leal, amigo do poeta, os seis volumes das Obras póstumas apresentam ao público todos os textos literários que pôde encontrar em publicações dispersas ou em manuscritos. Neste primeiro volume, o organizador separou os poemas mais recentes, que denominou "Versos Modernos", dos textos de juventude do poeta, que denominou "Versos antigos". Nessa última parte estão alguns dos destaques do livro, como o conjunto de sonetos (alguns de tom faceto), as sátiras e os poemas em forma renascentista de mote e voltas. Também são de grande interesse o poema "Tu não queres ligar-te comigo", em que o poeta se dirige a uma mulher que o teria desprezado por motivo de cor, e a poesia cômica intitulada "Possêidon", na qual o poeta ironiza o deus do mar e os perigos da navegação. Datada de Lisboa, foi escrita imediatamente antes da viagem de retorno ao Brasil, na qual o poeta veio a morrer, vítima de naufrágio.

Direitos: Domínio público

Assunto:
Literatura brasileira - Séc. XIX
Poesia - Séc. XIX - Brasil

Assunto:
Brazilian literature - 19th century
Brazilian Poetry - 19th century

URI: http://brasiliana.usp.br/handle/1918/00647010

Tipo: Livro

Livro
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página:
       

Corisco A Plataforma Corisco foi desenvolvida pelo projeto "Por uma Biblioteca Brasiliana Digital" (Fapesp, 2008-2010).

PRCEU USP FAPESP BNDES